Iniciativa do Instituto Vida Solidária oferece capacitação prática a moradores em situação de vulnerabilidade social
Capacitar e criar oportunidades de geração de renda para moradores da Comunidade São Pedro, em Porto Alegre. Essa é a motivação do Instituto Vida Solidária com o Curso de Confeitaria desenvolvido com o Instituto Gourmet, uma das principais redes de escolas de gastronomia profissionalizante do Brasil. As aulas ocorrem sempre às quintas-feiras, a partir das 17h30min, na sede da organização social, com duração de cinco encontros. O projeto iniciou em 29 de maio.
Ao longo do curso, os alunos estão aprendendo a preparar uma variedade de receitas clássicas e elaboradas de confeitaria, como bolos de limão com iogurte, cenoura com brigadeiro, aipim e brownie, além de tortas refinadas, como a de frutas vermelhas com branquinho, Red Velvet e Marta Rocha. As atividades envolvem desde o preparo das massas e recheios até técnicas de finalização, com foco em apresentação e sabor, capacitando os participantes para atuar com excelência na área. A formação conta com 20 inscritos, todos residentes da Comunidade São Pedro.
“A proposta é oferecer ferramentas para que os aprendizes possam atuar no mercado formal ou na modalidade autônoma, ampliando suas fontes de renda e estimulando o empreendedorismo”, explica a presidente do Instituto Vida Solidária, Dra. Dilma Maria Tonoli Tessari.
A aluna Raiane Silvya da Silva, de 20 anos, dona de casa e moradora da Comunidade, compartilhou sua motivação com entusiasmo.
“Pretendo trabalhar na área. Sou apaixonada por confeitaria tanto quanto por salgados. Minha maior inspiração é minha filha, quero dar um bom futuro para ela e ensinar a lutar pelos sonhos. Até agora, aprendemos muito sobre trabalho em equipe e boa comunicação. Estou muito feliz por fazer parte desse projeto e agradeço a cada pessoa que disponibiliza seu tempo para nos ensinar”, afirmou.
A capacitação é viabilizada com recursos provenientes da Vara de Execução Penal e Medidas Alternativas, órgão do Judiciário responsável por fiscalizar o cumprimento de penas privativas de liberdade e medidas alternativas. Há intenção de promover novas turmas, o que dependerá da disponibilidade de novos repasses financeiros.
Sobre o Instituto Vida Solidária
Localizado ao lado da Comunidade São Pedro, em Porto Alegre, o Instituto Vida Solidária é uma organização privada sem fins lucrativos que promove projetos sociais para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade. A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), no exercício de sua responsabilidade social, atua como mantenedora e impulsionadora de projetos e atividades. Com 20 anos de experiência, o IVS atende aproximadamente 400 famílias da comunidade.
Para mais informações sobre como apoiar o Instituto Vida Solidária, entre em contato pelo telefone (51) 98065-9242 ou pelo e-mail ivs@vidasolidaria.org.br
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre a AMRIGS
A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:
- Fomentar a ciência e a cultura médica;
- Promover a defesa profissional;
- Fortalecer o associativismo e a representatividade médica;
- Ser influenciadora como entidade protagonista de ações em prol da saúde.
.