Categoria: Arte

  • Grupo Chocolate apresenta maratona de quatorze shows no Carnaval em cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

    Grupo Chocolate apresenta maratona de quatorze shows no Carnaval em cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

    Grupo divulga o lançamento do novo single e anuncia novidades para 2025

    O Grupo Chocolate iniciou o ano a todo vapor. Após o lançamento do novo single “Ela é Ela” e de participarem do Planeta Atlântida, também gravaram um novo audiovisual no último final de semana (21/02), “Pagode na Beira vol. 2”. E não para por aí: para o Carnaval, anunciaram a maratona de 14 shows em 11 dias. Os shows acontecem em Caxias do Sul, Praia do Rosa, Araranguá, Atlântida, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Lajeado, Porto Alegre e Cachoeirinha. Acompanhe a agenda completa no @ogrupochocolate .

    Novidades

    No ano em que completa seis anos de carreira, o Grupo Chocolate anuncia muitas novidades que prometem empolgar os fãs. A primeira delas é o lançamento que deve ocorrer nas próximas semanas do audiovisual “Pagode na Beira vol. 2”. O trabalho foi gravado no último final de semana (21/02) na beira da praia de Atlântida ao lado do Aperte o Play. No evento, reuniram cerca de 2 mil pessoas, repetindo o sucesso da primeira edição que aconteceu em 2024. 

    O grupo também promete novas edições do “Canta, Chocolate” e o lançamento de novos singles.  “Vamos lançar novas músicas autorais e novas edições do audiovisual ‘Canta, Chocolate!’, também trazendo algumas participações nacionais pra gravar com a gente! É isso que os fãs que nos acompanham podem esperar já para o primeiro semestre de 2025!”, afirma Gabriel Rocha.

    O Grupo Chocolate tornou-se referência no cenário musical de samba e pagode do sul do país ao apresentar uma mistura do samba com outros ritmos, o que tem conquistado cada vez mais fãs.

    A alegria que é transmitida nos shows também é um diferencial da banda, que pode ser evidenciada nos vídeos que são publicados nas redes sociais com interação do público. Com grande engajamento, alguns dos vídeos viralizam, alcançando milhões em um único vídeo. 

    Por falar em números, o grupo possui mais de 158 mil ouvintes mensais no Spotify, com destaque para as músicas “Prometeu Nada Mas Entregou Tudo” com 3 milhões de execuções, “Virei Freguês” (uma parceria com Rodriguinho) com mais de 2 milhões e meio e “De Mal a Pior” com mais de 2 milhões e 300 mil plays. No YouTube, já somam mais de 30 milhões de visualizações.

     

    Trajetória

     

    A primeira música lançada foi “Censurado e Proibido” em 2019, quando o grupo ainda se chamava Chocolate Branco. No mesmo ano, foram lançados os sucessos “Eu, Você e Mais Nada (Para)” e “Escapadinha”. Em 2021 foram lançados os Eps “Acústico CB: Composições” e “Acústico CB: Composições, vol.2”.  

    Em 2021, gravaram a primeira edição do “Canta, Chocolate!”, projeto com mais de 4 horas de show realizado a cada trimestre, o que eles denominam carinhosamente de “rave do pagode”. Em 2022, lançaram o “Canta, Chocolate! Vol.2”.

    Em 2023, a banda gravou seu primeiro DVD “Bora Pro Mundo” para mais de 2 mil pessoas na Casa NTX em Porto Alegre, contando com diversas participações especiais como Rodriguinho, Thedy Correa, Rogerinho, Envolvência, Sem Reznha, Malu e Chininha. Do audiovisual ganharam destaques as faixas “Anúncio”, “De Mal a Pior”, “Virei Freguês” e “Prometeu Nada Mas Entregou Tudo”.

    Já no ano de 2024, novos singles do DVD foram trabalhados: “Dói Mas Passa” e “Censurado e Proibido”. Ao todo, 18 faixas entre inéditas e regravações foram lançadas mês a mês.  Além disso, foram lançados o “Canta, Chocolate! Vol.4” e “Canta, Chocolate! Vol.5”, projeto que vem repercutindo a cada edição e hoje soma mais de 3 milhões de visualizações no YouTube.

    O ano de 2025 começou trazendo uma grande conquista para o Grupo Chocolate, com a participação no Planeta Atlântida 2025, maior festival do sul do país. Além disso, já lançaram uma nova canção autoral “Ela é Ela”, uma homenagem às mulheres.

    O Grupo Chocolate traz na sua formação Gabriel Rocha (voz e cavaquinho), Luiz Alberto (voz), Matheus Dias (pandeiro) e Léo Maia (Tantan).

     

    Legenda: Fotos da gravação do “Pagode na Beira Vol. 2”

     

  • Batucada Brasileira é tema do Carnaval do Bloco da Velha 2025

    Batucada Brasileira é tema do Carnaval do Bloco da Velha 2025

    Organização estima público de 60 mil pessoas reunidas no entorno da Maesa, em Caxias do Sul

     

    A Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul apresentam a 13ª edição do Carnaval do Bloco da Velha que, neste ano, homenageia os ritmos e instrumentos percussivos nacionais com o tema Batucada Brasileira, elemento essencial em nossas manifestações culturais. O Bloco prevê reunir cerca de 60 mil pessoas.

    A folia está marcada para o dia 2 de março, das 14h às 21h30min, no tradicional endereço: Rua Dom José Baréa, no entorno da antiga Maesa. A entrada, aberta ao público, será pelas ruas Treze de Maio e pela Tronca, esquina com a Vereador Mario Pezzi. O evento é totalmente gratuito e aberto à comunidade.

    O músico Dan Ferretti comandará a Banda Bloco da Velha, que promete agitar o público com sonorização potente distribuída pela rua. Além disso, a Bateria Bloco da Velha, com 15 integrantes, fará apresentações para levar ao público a magia da batucada brasileira. A festa alvissareira também contará com uma setlist de ritmos nacionais do DJ Jorge “Mono” de Jesus. O grupo Dance Tudo, coordenado pelo dançarino Rodrigo Scherer, será o responsável por tornar o dia ainda mais divertido, juntamente com a bem-humorada personagem vivida pelo ator Davi de Souza, a Bastiana.

    Nesta edição, o camarote tem muitas novidades: o ingresso único dá direito a todos os benefícios Open Bar e Open Food. O espaço oferece maior conforto e, além de comidas e bebidas incluídas, conta com banheiros exclusivos, tablado, áreas de sombra e muito mais. E não para por aí: agora o camarote abrirá às 11 horas, antes do início oficial do Bloco, com uma feijoada e roda de samba para ir aquecendo os tamborins. Os ingressos começam a ser vendidos ao meio-dia de domingo, dia 26/01, no valor promocional de R$ 250,00, no site Minha Entrada. A partir do dia 27, segunda-feira, também poderão ser adquiridos na Livraria Do Arco da Velha ou com os comissários do evento.

     

    Serviço

    O quê: Bloco da Velha 2025 – 13ª edição – Batucada Brasileira

    Quando: 2 de março, domingo, das 14h às 21h30min

    Onde: Rua Dom José Baréa, no entorno da antiga Maesa

     

     

    Realização: Do Arco da Velha Livraria e Café
    Patrocínio: Supermercados Andreazza e Racon Consórcios
    Produção: Personnalite Eventos

    Financiamento: Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul

  • Projeto Arte no Moinho une o teatro gaúcho em apresentações gratuitas

    Projeto Arte no Moinho une o teatro gaúcho em apresentações gratuitas

    Iniciativa apoiada pelo Fort Atacadista vai promover encontros artísticos de diferentes companhias teatrais gaúchas, durante cinco finais de semana. Estreia terá grupo de Caxias de Sul e de Canoas.

    Uma iniciativa vai unir cinco grupos de teatro de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e a trupe do Grupo Ueba no projeto Arte no Moinho. A estreia é neste sábado (8) no Centro Cultural Moinho da Cascata, em Caxias do Sul, sede do Grupo Leva Produtos Notáveis. O projeto é uma realização do Grupo Ueba e do Moinho da Cascata, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do RS (LIC Pró-Cultura RS) e conta com o patrocínio do Fort Atacadista, Central de Rações e Redemac Docasa. A Arte no Moinho vai promover encontros artísticos de diferentes grupos teatrais gaúchos, com dupla finalidade: oferecer programação artística e entretenimento ao público de forma gratuita e promover trocas de experiências e conhecimentos entre os grupos por meio do compartilhamento de técnicas e a exploração de novas formatações. A programação irá se estender ao longo de cinco finais de semana, mesclando exibições de peças do repertório do Grupo Ueba aos sábados e a do grupo teatral convidado aos domingos. O público poderá se divertir e se deliciar com teatro de rua, teatro de bonecos, palhaçaria, teatro de luzes e sombras.

     

    “O Grupo Pereira sempre incentiva a cultura nos locais onde está e não seria diferente no Rio Grande do Sul, onde inaugurou sua primeira loja em Canoas há quase dois anos. Nesse sentido, o projeto Arte no Moinho está alinhado ao nosso propósito de apoiar a comunidade e o acesso à cultura não só da região de Caxias do Sul, onde está inserido, mas também de outras regiões do Estado, como parte do próprio projeto”, ressalta Simone Cotta, head de comunicação corporativa e ESG do Grupo Pereira.

     

    Na estreia do projeto, o Grupo Ueba apresenta no sábado (8) o espetáculo Circo ZeZ, que faz parte do seu repertório desde 2014, e no domingo (9) recebe o GrupoDe Pernas Pro Ar, de Canoas, para a apresentação da peça O Lançador de Foguetes. As duas atrações estão programadas para as 17h e são direcionadas ao público de todas as idades, com entrada gratuita.

     

    Fundado em 1988, o Grupo De Pernas Pro Ar tem como marcas fundamentais a afirmação da linguagem do teatro de rua e do teatro de máquinas com experimentos curiosos e intrigantes, construídos a partir dos devaneios do inventor Luciano Wieser, que recebeu o “Prêmio 2018 – Mestres das Maquinarias”. Com o uso de objetos descartados em ferros-velhos, briques e quinquilharias, somados às provocações de tecnologias advindas de Tayhú DW e Txai DW e o olhar crítico e mão sensível de Raquel Durigon, as construções trazem engenhosas engenharias de engenhocas, instrumentos musicais inusitados, bonecos/máquinas, autômatos e robotizadas, compondo as dramaturgias e estéticas inusitadas de seus espetáculos.

     

    Aproveitando a visita do grupo convidado, o projeto Arte no Moinho prevê, em turno inverso, um encontro cultural de pesquisa, oportunidade para as duas companhias teatrais, Ueba e convidada, trocar experiências, debater e dialogar, propor exercícios cênicos, experimentar novas vivências, desenvolver outras possibilidades artísticas e trocar conhecimento. A intenção é que cada grupo saia impactado e com novas ideias para continuar suas atividades. Ao final, será produzido um dossiê dos encontros, que serão conduzidos pelo pesquisador Márcio Silveira.

     

    Os fundadores do Grupo Ueba, Aline Zilli e Jonas Piccoli, destacam que o projeto surgiu da vontade do Ueba de intercambiar também com outros grupos. Por isso a escolha de cinco companhias teatrais com diferentes linguagens e de regiões diversas do Estado, para, além de ofertar as apresentações artísticas para a comunidade de Caxias, também enriquecer os trabalhos de pesquisa, aprofundar novas técnicas e aprimorar conhecimentos. “Esse é o ponto de partida dessa ideia. É um projeto que, além das apresentações, impacta diretamente o público neste primeiro momento, e também busca contribuir para a atualização e o futuro do teatro. Acreditamos que esses aprendizados e essas trocas entre os grupos irão reverberar em novas produções e em outros aprimoramentos”, afirmam.

     

    É uma iniciativa também para formação e qualificação do Grupo Ueba, que, através desses encontros de pesquisa e das apresentações, vai renovar seu olhar para a arte e para o teatro, garantindo a continuidade do grupo e a manutenção de suas atividades de forma potente e contemporânea. “O Arte no Moinho vai potencializar o trabalho artístico do Grupo Ueba, valorizar seu espaço no Moinho da Cascata e a sua trajetória, e ofertar para o público encontros únicos de teatro e arte produzida no Rio Grande do Sul”, garantem Aline e Jonas.

     

    SINOPSE DE CIRCO ZeZ – GRUPO UEBA

     

    Os palhaços Zão e Zoraida se reencontram e resolvem brincar de circo. Eles dão asas à imaginação e montam o circo com objetos e roupas que encontram em casa, como duas crianças em busca de diversão. Entre as grandes atrações do Circo ZeZ estão números de mágica e acrobacia, além de muitas trapalhadas tentando domar um leão. O erro deles garante o riso da plateia.

     

    SINOPSE DE O LANÇADOR DE FOGUETES – GRUPO DE PERNAS PRO AR

     

    O Lançador de Foguetes, personagem excêntrico e virtuoso, está à procura do lugar ideal para a excelência de sua experiência dita científica. Através do seu triciclo, recheado de elementos cênicos, calcula os fenômenos

    físicos que podem interferir nesta jornada. Utiliza os malabares circenses e as engenhocas astrológicas para medir as distâncias, calcular o vento e, junto com a energia do público, faz o lançamento dos seus foguetes… Ideias ao ar. Atenção! Nem sempre as medições, coordenadas insufladas em função das correntes marítimas ventais hexagonais, somadas à ação gravitacional do planeta em mudança e à energia materializada do pensamento, proporcionam um lançamento com excelência.

     

    SERVIÇO

     

    O QUÊ: Projeto Arte no Moinho

    PROGRAMAÇÃO DE ESTREIA:

    8 de fevereiro, às 17h – Circo ZeZ/Grupo Ueba

    9 de fevereiro, às 17h – O Lançador de Foguetes/Grupo de Pernas Pro Ar

    LOCAL: Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Henrique Riboldi, 69, bairro Marechal Floriano, Caxias do Sul)

    ENTRADA: Gratuita

    REALIZAÇÃO: Grupo Ueba Produtos Notáveis e Centro Cultural Moinho da Cascata

    FINANCIAMENTO: Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (LIC Pró-Cultura RS)

    PATROCÍNIO: Fort Atacadista, Central de Rações e Redemac Docasa

    INFORMAÇÕES: site do Grupo Ueba e redes sociais @grupoueba e @moinhodacascata

    *Em caso de chuva, os espetáculos poderão sofrer alterações.

     

    Sobre o Grupo Pereira:

    Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 62 anos de história em 2024. Atualmente, conta com 20 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

    O Grupo Pereira tem 132 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 65 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 25 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens e 2 postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

    O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

    Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

    Sobre o Grupo UEBA Produtos Notáveis:

    Fundado há 20 anos por Aline Zilli e Jonas Piccoli, o Grupo Ueba Produtos Notáveis é reconhecido pelas produções teatrais inovadoras, com contribuição significativa para a cena cultural da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul. Além do destaque reconhecido e premiado no teatro, com peças de produção autoral que já circularam por todas as regiões do Brasil e também em outros países, o grupo tem incursão na literatura e no cinema. Há 10 anos, o Grupo Ueba ocupa as instalações do Centro Cultural Moinho da Cascata, um edifício histórico do patrimônio cultural de Caxias do Sul que foi tombado e revitalizado, combinando tradição e modernidade em meio à natureza e próximo da área urbana. O espaço permanece aberto ao público aos finais de semana, das 14h às 19h, contando com cafeteria, biblioteca infantil e infantojuvenil, área de jogos de tabuleiro, sala de exposição, espaço garden com área pet friendly, acessibilidade e inclusividade, além, é claro, do tradicional espaço destinado às artes cênicas.

  • Gramado in Concert leva música ao Lar de Idosos Maria de Nazaré

    Gramado in Concert leva música ao Lar de Idosos Maria de Nazaré

  • Crocoli Tomazelli apresenta nova identidade visual e posicionamento de mercado

    Crocoli Tomazelli apresenta nova identidade visual e posicionamento de mercado

    Trajetórias profissionais e experiência dos sócios marcam nova fase da empresa, que foca em projetos personalizados, unindo arquitetura e engenharia

     

    Com um legado de excelência e inovação, os empresários Jaqueline Crocoli e Bernardo Tomazelli anunciam a nova identidade visual da empresa, que agora assume o nome Crocoli Tomazelli. O movimento simboliza a união de duas trajetórias marcantes no mercado de arquitetura e construção civil da Serra Gaúcha, consolidando uma parceria que vai revolucionar o setor.

     

    A nova marca reflete a integração das histórias e expertises de João Carlos Tomazelli, com mais de 35 anos de experiência em obras de grande porte, e do espírito visionário de seu filho, o engenheiro civil Bernardo Tomazelli, com o talento e a criatividade da arquiteta Jaqueline Crocoli, conhecida por projetos sofisticados e funcionais.

     

    A colaboração entre Jaqueline e Bernardo começou em 2021, durante a execução do projeto do Hard Rock Café em Gramado, onde a profissional liderava a parte arquitetônica e o engenheiro comandava a engenharia civil. A sinergia entre ambos resultou em projetos bem-sucedidos, culminando na fusão oficial de suas histórias profissionais e pessoais. “Esse movimento foi natural. Acreditamos que unir arquitetura e engenharia em um único escritório oferece mais segurança, agilidade e criatividade aos clientes, permitindo transformar sonhos em projetos reais e únicos”, explica Jaqueline.

     

    Histórias que inspiram

     

    Jaqueline Crocoli iniciou sua carreira com um olhar aguçado para cores e texturas desde criança, influenciada por sua mãe. Com especializações em arquitetura de interiores, de luxo e na área de sustentabilidade, a profissional construiu uma sólida carreira ao longo dos anos, liderando seu escritório em Caxias do Sul e participando de inúmeros projetos. Bernardo Tomazelli, por sua vez, trouxe para Crocoli Tomazelli o know-how técnico herdado de seu pai, João Carlos. “Sempre buscamos a excelência. Unir nossas experiências garantem soluções completas, da concepção arquitetônica à execução, superando expectativas com inovação e funcionalidade”, destaca Bernardo.

     

    A nova identidade da Crocoli Tomazelli reforça o compromisso de atuar de forma integrada. “Ao longo de nossas histórias, buscamos constantemente pela qualidade a fim de promover o bem-estar a nossos clientes. Com a união da arquitetura e engenharia, oferecemos projetos sólidos e inspiradores, que equilibram funcionalidade, design e conforto”, reforça Jaqueline. Além disso, a inspiração da marca teve como base a execução de projetos personalizados, com envolvimento próximo de cada cliente, o que resultou no slogan a empresa passa a explorar, “Cada Projeto, uma História Única”.

  • “Sbornia em Revista” estreia novos episódios em grande estilo no GNC Moinhos

    “Sbornia em Revista” estreia novos episódios em grande estilo no GNC Moinhos

    Evento exclusivo no dia 20 de janeiroapresentará dois episódios inéditos da premiada websérie musical

     

     

                                 Cena da Websérie. Crédito Rique Barbo

                                                                          

    A websérie “Sbornia em Revista”, vencedora de prêmios nacionais e internacionais, está pronta para encantar os fãs novamente. No dia 20 de janeiro, às 21h, na Sala 01, do GNC Moinhos, serão exibidos dois novos episódios da temporada. Após a sessão de estreia, fechada para convidados, a série estará disponível no canal oficial do YouTube da Sbornia: https://www.youtube.com/@ASbrniaKontrAtracka.

      Os dois episódios inéditos, cada um com 30 minutos, marcam um novo capítulo na saga da estação espacial Sprotna 4. Kraunus e sua trupe recebem convidados especiais para entrevistas e colaborações musicais inesquecíveis. Desta vez, WeraMirim, sub-cacique de uma tribo Guarani, abre as portas de sua taba para um encontro cultural e musical com os sbornianos. Andréa Cavalheiro traz o melhor do soul music gaúcho, enquanto Tiago Ferraz apresenta “Imprecisão”, sua parceria com Hique Gomez, em um dueto emocionante com Simone Rasslan. De Lisboa, Antonio Villeroy encarna Jean BondiBar, interpretando o irreverente Fado do Bebum, composição de Cláudio Levitan.

    Após o sucesso das temporadas anteriores – premiadas no prestigiado RioWebFest como Melhor Websérie Brasileira, Melhor Websérie Internacional na categoria musical, e Melhor Performer Internacional para Simone Rasslan –, a nova fase promete elevar ainda mais o nível.  “A continuidade do projeto está na satisfação de criarmos um espaço para além do palco que começou como websérie e que já encontrou plataformas de streaming  com transmissão nacional através do canal a cabo PrimeBoxBrazil. Continuamos buscando outros canais parceiros a fim de ampliarmos a audiência”, diz Hique Gomez, criador, diretor e co-produtor da série.

    Além da exibição dos episódios, a noite de estreia será uma celebração à arte. Os convidados terão a oportunidade de interagir com o elenco, a equipe técnica e os criadores da série em um bate-papo exclusivo. O evento também será um momento para discutir os bastidores, o processo criativo e as inspirações que moldaram esta nova temporada.

     

    A Sbørnia Kontr’Atracka no Theatro São Pedro

    O consagrado espetáculo “A Sbørnia Kontr’Atracka” estará de volta aos palcos do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Com apresentações marcadas para os dias 7, 8 e 9, e 14, 15 e 16 de fevereiro de 2025, o show acontecerá de sexta a domingo trazendo toda a irreverência e a genialidade que conquistaram o público ao longo de quatro décadas. Os ingressos pelo site: https://theatrosaopedro.rs.gov.br.

  • Stand-up Comedy: Wilson Jaguara apresenta o espetáculo “Macumbalmente” no Sixteen Station 

    Stand-up Comedy: Wilson Jaguara apresenta o espetáculo “Macumbalmente” no Sixteen Station 

    Sixteen Station segue com a programação das quartas-feiras dedicadas ao humor.  No dia 27 de novembro, às 21h, o pub recebe o comediante Wilson Jaguara, com o espetáculo “Macumbalmente”. Os ingressos estão à venda pelo site Sympla e os valores partem de R$30,00 por pessoa. O pub localizado na avenida Benjamin Constant, em Porto Alegre, é o novo palco do stand-up Comedy na capital. 

    Serviço:

    Stand-up Comedy no Sixteen Station

    Quartas-feiras

    27 de novembro – Segue o Jaguara

    Abertura da casa: 19h

    Início da apresentação: 21h

    Endereço: Benjamin Constant, 747, Bairro São João, Porto Alegre

    Ingressos:https://www.sympla.com.br/evento/wilson-jaguara-macumbalmente-porto-alegre/2742513?referrer=www.google.com 

    Horário de funcionamento: De quartas a sábados das 19h à meia-noite. 

  • Tá chegando: Porto Alegre em Cena começa nesta sexta-feira (22)

    Tá chegando: Porto Alegre em Cena começa nesta sexta-feira (22)

    31ª edição do festival terá noite especial de abertura no
    Theatro São Pedro

                  

       Crédito: Jeff Granja

    Chegou a hora! O 31º Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre Em Cena, que conta com patrocínio premium da Petrobras começa nesta semana! Em edição especial, exclusivamente realizada com artistas gaúchos, o festival terá um momento especial no Theatro São Pedro na sexta-feira, dia 22, com apresentação de Pai Guaíba. Realizada pela Bataclã FC, o espetáculo tematiza poeticamente a relação de Porto Alegre com os cursos da água da cidade e percorre o rock, o rap e o samba gaúcho, com participações de Eliane Marques, Jéferson Tenório, Bruno Negrão e Paola Kirst vocalizando poemas próprios e de autores e autoras negros fundamentais na literatura gaúcha negra do século XX e XXI.

    A noite de sexta, dia 22, marca a abertura da programação do evento, que segue até dia01 de dezembro de 2024 e conta com mais de 80 atividades, entre espetáculos de teatro, performances, leituras e mais de 15 atividades formativas, que visam à construção de práticas relacionadas à criação artística e à produção cultural no universo das artes cênicas.

    A edição que celebra o teatro do Rio Grande do Sul presta uma homenagem especial a Carla Vendramin, um dos grandes nomes da dança gaúcha. Artista multifacetada, docente, produtora e articuladora cultural, Carla, que nos deixou em janeiro deste ano, é a grande homenageada do festival em 2024.

    A programação completa da 31ª edição do Porto Alegre em Cena pode ser conferida no site do festival e os ingressos podem ser adquiridos no site da SYMPLA e na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, de terça à domingo das 12h às 20h, no andar térreo. Os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 40 e a programação contempla também diversos espetáculos e atividades gratuitos.

    O 31° Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com patrocínio premium da Petrobras, patrocínio master da BB Asset e patrocínio de Itaú, Panvel e Zaffari, a gestão cultural é da Primeira Fila Produções, e a realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

  • Evento reúne cultura, negócios e boas ações em Nova Santa Rita

    Evento reúne cultura, negócios e boas ações em Nova Santa Rita

     

    Cerca de 94kg de alimentos, brinquedos e duas caixas de livros foram arrecadados para doações na 10ª edição do Atmosfera. A atividade contou com mais de 300 pessoas circulando e cerca de 70 pessoas conheceram o empreendimento Passeio Legano. Os visitantes puderam curtir o show de Tonho Crocco e aproveitar os expositores presentes

    Na última semana, o empreendimento Passeio Legano, em Nova Santa Rita, recebeu a 10ª edição do evento Atmosfera, promovido pela Aviva Urbanismo. Com foco em aproximar a comunidade e reforçar os valores de sustentabilidade e compromisso social, o evento superou as expectativas ao atrair mais de 300 visitantes ao longo do dia. Além disso, foi possível arrecadar doações para as instituições de caridade Abrigo Meu Pé de Laranja Lima (ABEFI)  e Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (APAPNE) de Nova Santa Rinta.


    O Atmosfera, que vai além da apresentação do empreendimento às pessoas interessadas, buscou fortalecer o engajamento com o público-alvo, oferecendo uma experiência enriquecedora tanto para empresários quanto para a comunidade.


    O evento contou com um show de Tributo a Tim Maia, com a interpretação de Tonho Crocco, além de reunir mais de 30 expositores, incluindo artesãos, food trucks, lojas de roupas e até mesmo a doação de animais. A atmosfera de conexão e interação com o público foi complementada pelo número de visitas ao empreendimento, com aproximadamente 70 interessados conhecendo o projeto de perto.


    Pedro Tolotti, sócio-proprietário da Aviva Urbanismo, ressaltou o impacto positivo que iniciativas como o Atmosfera têm para o desenvolvimento da cidade. “Acreditamos no potencial de Nova Santa Rita como um polo em crescimento, e eventos como este reforçam nosso compromisso com a inovação e a estrutura que a cidade precisa para continuar prosperando,” afirmou Tolotti, enfatizando o papel da Aviva Urbanismo como parte ativa do desenvolvimento local e em atrair pessoas para o município.


    O Atmosfera destaca-se como uma ação estratégica de marketing que coloca o empreendimento em evidência ao mesmo tempo em que fomenta o engajamento comunitário, oferecendo um espaço para o lazer, a cultura e a interação social.


    Sobre a Aviva Urbanismo


    A Aviva Urbanismo, com 27 anos de experiência e mais de 3 milhões de metros quadrados incorporados, tem se consolidado como uma das principais players do mercado imobiliário no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com uma diversificada gama de empreendimentos. Entre eles estão o Legano Reserva e o Aura Legano em Nova Santa Rita, o Montalcino Riserva e a Reserva do Rizzo em Caxias do Sul, o Nau Marina e Moradas em Osório, o Monet Residence em Gravataí, o Bosque Résidence Galerie em Campeche (Florianópolis), e o Legano Multy, também em Nova Santa Rita. Além de sua atuação no setor imobiliário, a empresa investe em iniciativas de preservação ambiental, como a Reserva Aviva, que contribui para a conservação da Mata Atlântica.
  • 31º Porto Alegre em Cena anuncia ações formativas

    31º Porto Alegre em Cena anuncia ações formativas

    As atividades gratuitas incluem debates, oficinas e cursos entre 23 de novembro e 1º de dezembro

    Proporcionar atividades que visam à construção de práticas relacionadas à criação artística e à produção cultural no universo das artes cênicas também faz parte da programação desta edição do 31º Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre Em Cena, que conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio premium da Petrobras. A organização do festival anunciou as ações formativas que acontecerão entre os dias 23 de novembro e 1º de dezembro de 2024.

    Ao todo serão 14 atividades formativas durante o festival, das quais 6 fazem parte da Ocupação Carla Vendramin, homenagem do Em Cena em parceria com a UFRGS à artista, docente, produtora e articuladora Carla Vendramin, que faleceu em janeiro deste ano. A oficina “Sociobiocotidiano em Movimento, é uma parceria entre Ana Dangal, bailarina e arte-educadora que movimenta a Lendárea, e a professora Gabriela Coelho-de-Souza, do PGDR (UFRGS), contando nesta edição com a artista e permacultora Elaine Regina. A experiência proposta se desenha a partir da escuta corporal e do estímulo ao autocuidado, propondo ao final uma reflexão coletiva sobre o conceito de SocioBiocotidiano, com abordagem do ODS12, relacionado ao consumo e produção responsáveis. A oficina será realizada no dia 25 de novembro no Centro Cultural da UFRGS.

    O Coletivo Múltiplos Corpos apresenta a oficina “Vamos Dançar? Uma Experiência Para Diversos Corpos.” Nesta oficina será realizada uma pesquisa em improvisação e composição coreográfica, com foco na integração entre diversas pessoas, seus corpos e suas vivências. A atividade ocorrerá no Centro Cultural da UFRGS no dia 25 de Novembro.

    A oficina “Compostagem, Educação Somática e Movimento propõe, a partir de relatos de experiência, abordar o processo de transformação de resíduos orgânicos em composto e oferecer uma vivência relacionada à educação somática e ao movimento, inspirada nos processos criativos transdisciplinares propostos por Carla Vendramin, ligados à ideia de processos imersivos em permacultura e dança. Dinamizada por Krishna Daudt, artista visual e professora, contando com a participação de Marcelo Glufke, engenheiro florestal e estudante de licenciatura em educação física (UFRGS), a oficina será realizada no dia 26 de novembro no Centro Cultural da UFRGS.

    Orientada por Joana Kirst Adami, exploradora do movimento e de técnicas de educação somática, a “Oficina Experimental Sensibilização e Vivências com Bastões de Bambupropõe um espaço de exploração de possibilidades de movimentações individuais e coletivas com o bastão de bambu, instrumento que permite a prática criativa de incontáveis formas. O encontro será no dia 26 de novembrono Centro Cultural da UFRGS.

    A oficina “Viva Malagueta! Oficina Para Adubação De Palhaçes, orientada por Alessandra Matzenauer, Lolila Goldschmidt, Letícia Moreira e Silvana Silvia, integrantes do NIC – Mulheres Palhaças, propõe um espaço de contato com a palhaçaria a partir de exercícios e jogos inspirados naqueles que Carla Vendramin mais gostava e se divertia em sua experiência de dar vida, corpo e alma à sua palhaça Malagueta!  A oficina será realizada no dia 27 de novembro no Centro Cultural da UFRGS.

    Orientada por Daggi Dornelles, profissional da performance e das artes cênicas com quase cinco décadas de percurso, a “Oficina/Performance – O Tato Das Relações – Investigações Para Além Do Corpo Individual” se vale de ações e provocações físicas que visam refletir acerca da forma como estamos no mundo e se expande em ações no espaço público. Os encontros serão na Sala Pitangueira do Centro Cultural da UFRGS no dia 28de novembro.

    A oficina “A Gente Combinamos de (Sobre)Viver”, formado pelos coletivos gaúchos Teatro Sarcáustico, Espiralar Encruza e Pretagô, todos de Porto Alegre, e Tem Gente no Palco, de Veranópolis, será ministrado por artistas negros. O intuito do projeto é estabelecer um território de ensino-aprendizagem entre pessoas afetadas pelas enchentes, através da criação de um espaço acolhedor, criativo, afetuoso e festivo. Os encontros serão de 26 a 30 de novembro, no  Instituto Sociocultural Afro-Sul/Odomode.

    De Gramado, a oficina “A Magia dos Bonecos de Luva”, ministrada por Nelson Haas e Beth Bado, explora a técnica dos bonecos de luva em um ambiente divertido e educativo. Utilizando o método socrático, que estimula o aprendizado por meio de perguntas e respostas, a ação, voltada para alunos da escola EMEF – Mário Quintana, será no dia 23 de novembro.

    A residência teatral “Corpo-Máscara: Paisagem Urbana” tem como objetivo compartilhar os princípios expressivos do corpo, a partir do uso da máscara expressiva inteira, presentes no trabalho do grupo Máscara EnCena. Ministrada por Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa, a criação da performance final terá como inspiração a temática da enchente de maio de 2024 e seus efeitos na cidade de Porto Alegre. A oficina será de 25 a 28 de novembro na Zona Cultural e a apresentação no 29 de novembro, das 15h às 19h, nas Ruas do 4º Distrito.

    A Oficina “Da Atuação ao Rito” será dada pelo atuador Paulo Flores, recentemente reconhecido como mestre das Artes pela FUNARTE, um dos fundadores da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. O Teatro de vivência é um termo cunhado por ele no início da década de 80, onde o teatro e o espetáculo são vistos como um ato ritual, o ator estará em comunhão com o espectador. A atividade ocorre na Escola Casa de Teatro nos dias 25, 26, 28, 29 e 30 de novembro.

    Já a “Farra de Teatro, dirigida por Roberto Oliveira, é uma experiência teatral inspirada na Farra dos Atores, que foi criada pelo falecido diretor carioca Márcio Vianna, e apresentada pela primeira vez em 1995 dentro da programação do Festival Porto Alegre em Cena.  Canções, poesias, fragmentos de textos teatrais, atitudes corporais e cenas que tratam de assuntos e temas relacionados com grandes questões contemporâneas da humanidade são apresentados no espetáculo. Os ensaios ocorrem nos dias 27, 28, 29 e 30 de novembro e a apresentação no dia 1º de dezembro.

    Com 40 anos de carreira e experiência na formação de atores, Zé Adão Barbosa oferece uma oportunidade para aqueles que desejam se aventurar no universo da teatralidade e da atuação com o workshop “Oficina de Iniciação Teatral”. Destinado a estudantes de instituições públicas, o curso proporciona uma primeira experiência com a arte teatral de maneira descontraída e divertida.  As aulas serão na Escola Casa de Teatro nos dias 23 e 30 de novembro.

    A oficina “Palhaçaria Emergencial”, ministrada por Ekin, de Maquiné, é voltada para o público adulto, a partir dos 18 anos, que tenha alguma experiência nas artes cênicas e queira experimentar a potência libertadora da máscara do nariz vermelho. A proposta é ampliar a consciência dos participantes em busca de uma atuação sensível que expanda o olhar e desenvolva uma comunicação particular e verdadeira consigo, com o ambiente e com o outro.  Será no Centro Histórico Cultural Santa Casa – Sala Educativa nos dias 23 e 24 de novembro.

    “Urdimento” surgiu a partir de um projeto da Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA). Serão dois encontros no Teatro de Arena, um no dia 23 e outro no dia 30 de novembro, para debater sobre questões das artes cênicas da cidade, com os temas “Público e Comunicação” e “Espaço e Financiamento”. As discussões serão mediadas pelo jornalista e crítico Renato Mendonça. –

    As inscrições para as ações formativas, assim como a programação completa da 31ª edição do Porto Alegre em Cena podem ser conferidas no site do festival (www.portoalegreemcena.com).  Já as vendas de ingressos no site da SYMPLA e na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, de terça a domingo, das 12h às 20h, no andar térreo. Os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 40 e a programação contemplará também diversos espetáculos gratuitos

    O 31° Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com patrocínio premium da Petrobras, patrocínio master da BB Asset e patrocínio de Itaú, Panvel e Zaffari, a gestão cultural é da Primeira Fila Produções, e a realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

  • Rock de Galpão agita novembro no Rancho Tabacaray com show e experiência gastronômica

    Rock de Galpão agita novembro no Rancho Tabacaray com show e experiência gastronômica

    Marcado para o dia 21, o evento é mais um exemplo de como o espaço abraça a cultura musical da região
    Os fãs de rock e música regional gaúcha já têm um compromisso marcado em Porto Alegre. No dia 21 de novembro, o Rancho Tabacaray – que virou reduto do gauchismo urbano na zona sul de Porto Alegre – recebe o grupo Rock de Galpão para uma noite repleta de música e delícias gastronômicas assinadas pela equipe El Topador. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla com o primeiro lote a partir de R$ 120.
    O Rock de Galpão é formado por Tiago Ferraz (voz e guitarra), Guilherme Gui (bateria), Mestre Kó (teclados e vocais), Gustavo Viegas (contrabaixo) e Guilherme Goulart (acordeom) e é conhecido por unir o som do rock a elementos da música tradicional gaúcha, uma fusão que transforma o repertório em uma experiência cultural única. Desde o seu primeiro CD/DVD gravado em Caxias do Sul em 2010, com a colaboração de Neto Fagundes, a banda busca fortalecer a música do sul através de projetos que exaltam as raízes e a contemporaneidade do gênero.
    Com o projeto “Rock de Galpão – Volume II: Ao Vivo nas Missões”, a banda levou a sonoridade para a região das Missões, apresentando-se na histórica Catedral Angelopolitana e celebrando a cultura missioneira em um documentário que rendeu diversas indicações ao Prêmio Açorianos de Música em 2015. Em 2019, o DVD “Rock de Galpão – 10 Anos na Estrada” trouxe registros da turnê pelo Sul do Brasil e Buenos Aires, mais uma vez levando a banda à lista de indicados no Prêmio Açorianos.
    Além da música, o grupo também publicou o livro Rock de Galpão nas Missões, que documenta a criação do DVD e retrata as interações dos músicos com compositores importantes da música folclórica gaúcha.
    Espaço para os artistas regionais
    Localizado na Vila Nova, em Porto Alegre, o Rancho Tabacaray é um espaço dedicado a celebrar a tradição e a cultura gaúcha, realizando eventos que misturam gastronomia e música em uma casa de 1898, tombada e revitalizada, e um galpão de 90 anos, reformado e repleto de mesas e cadeiras com uma decoração rústica e refinada. Com um ambiente que valoriza as raízes da região, o Rancho se tornou ponto de encontro para aqueles que buscam experiências autênticas, com shows ao vivo, comidas típicas e um espaço acolhedor que reflete a essência da vida no campo, unindo tradição e contemporaneidade.
    Desde 2022, quando foi inaugurado, o local é um espaço disputado por artistas da música regional produzida no Rio Grande do Sul. Mensalmente, uma curadoria cuidadosa procura valorizar o trabalho de quem vive da arte no Estado. Talentos como Shana Müller, Leonel Gomes, Os Fagundes, Luciano Maia, Mauro Moraes, Rê Adegas, Pirisca Grecco e Coração de Potro já brilharam no local, entre tantos outros. Em dezembro, a atração será César Oliveira e Rogério Melo. Mais informações sobre o local podem ser acessadas através no perfil @ranchotabacaray, no Instagram.
    SERVIÇO
    Show com Rock de Galpão
    📅 Data: 21 de novembro (quinta-feira)
    ⏰ Horário: Portões abrem às 18h; show às 20h
    📍 Local: Rancho Tabacaray – Av. Vicente Monteggia, 2770, Vila Nova, Porto Alegre
    💲 Ingressos: Primeiro lote a partir de R$ 120. Crianças menores de 6 anos têm entrada gratuita com reserva prévia pelo Sympla.
    🎟 Compra de ingressos: Disponíveis no Sympla – https://www.sympla.com.br/evento/show-com-rock-de-galpao/2691782?referrer=www.google.com
    🚗 Estacionamento: Privativo, sujeito à lot
  • Espaço Cultural 512 recebe exposição “Uns: transfiguração e assimilação” a partir de 01 de novembro

    Espaço Cultural 512 recebe exposição “Uns: transfiguração e assimilação” a partir de 01 de novembro

    Inaugura na próxima sexta-feira, 01 de novembro, a partir das 20h, no Espaço Cultural 512, a exposição Uns: transfiguração e assimilação. A mostra conta com dez pinturas inéditas de Thiago Scott e busca demonstrar a transfiguração formalista do corpo e a assimilação da existência de indivíduos reais e imaginados. São retratos e (autorretratos) pintados entre 2018 e 2024 que mostram figuras humanas solitárias; protagonistas trágicas expressivas de uma realidade fragmentada, crua e melancólica.

    Thiago Scott é um artista que transita entre as artes visuais, a educação e a música. Como pintor, sua obra dialoga intensamente com o Expressionismo, sendo fortemente influenciado por artistas como Schiele, Francis Bacon e, de forma particular, Iberê Camargo. Scott, que também é professor de História, encontra no trabalho desses artistas uma profunda ressonância com as complexidades da existência humana, refletindo essas influências tanto em seus retratos como em autorretratos.

    Inspirado pela visceralidade de Francis Bacon, pela melancolia de Schiele e pelos retratos brutalizados de Iberê Camargo, Thiago explora a angústia da fragmentação do “eu”. Assim como Iberê, para quem o autorretrato não era um espelho de Narciso, mas um encontro com o terror do outro, Thiago se coloca em constante oposição a esse outro “eu”. Esse processo de “autoconfronto” é visível em suas obras, onde as figuras solitárias — sejam elas reais ou imaginadas — revelam não apenas uma busca estética, mas uma tentativa de dominar o “outro” que habita dentro de si.

    Iberê  contou certa vez que, ao ver seu reflexo no vidro de um ônibus, foi tomado por um profundo medo ao perceber-se em duplicidade. Ele descreveu essa experiência como uma incapacidade de encarar esse “outro” que parece existir fora de si. Esse momento de revelação encontra ressonância no trabalho de Scott, cujas obras exploram a busca constante por esse “outro” enigmático, uma presença que se impõe ao artista e que ele tenta, por meio da pintura, entender e controlar. Tanto Scott quanto Iberê compartilham a ideia de que o autorretrato não é simplesmente um reflexo, mas uma descoberta. Para o artista, pintar a si mesmo é como desvendar um mistério escondido, tanto para o público quanto para si — uma parte individual desconhecida, que parece agir além da sua própria vontade.

    Essa inquietação e complexidade existencial atravessam a obra de Scott, tornando suas pinturas mais do que simples representações; elas são, ao mesmo tempo, um confronto com o “eu” e uma investigação sobre a natureza fragmentada e trágica da condição humana. É na convergência dessas influências que ele constrói uma estética própria, onde a arte se transforma em um espelho distorcido, revelando não apenas o que está diante dele, mas o que habita dentro.

    A mostra segue em cartaz até 22 de dezembro. O Espaço Cultural 512 fica na R. João Alfredo, 512.

    Uns: transfiguração e assimilação

    De 01 de novembro a 22 de dezembro

    Espaço Cultural 512 fica na R. João Alfredo, 512

    @thiagoscott_

  • 50 Tons de Pretas faz último show do ano em Porto Alegre

    50 Tons de Pretas faz último show do ano em Porto Alegre

    Dengo será apresentado no dia 25 de outubro, 21h, no Espaço 373

     

    Show de estreia de Dengo no Teatro CIEE-RS Banrisul  Crédito Ricardo Lage

    Depois do lançamento em Tupanciretã, Porto Alegre e São Paulo, o show Dengo, da 50 Tons de Pretas, ganha mais uma apresentação na capital gaúcha. Grazi Pires e Dejeane Arruée, e banda, sobem ao palco do Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373), dia 25 de outubro, às21h. Os ingressos custam a partir de R$ 30,00 e podem ser adquiridos no www.sympla.com.br. Será a última apresentação de 2024.

    No palco, as Pretas cantarão `Dengo´, `Ah, eu espero´, `Melanina´, `A palma da minha mão é preta´, `Só quero te dizer´, `Meus heróis´, `Sou Preta` e `Oração`, com versão bônus em espanhol, além de sucessos já conhecidos do público. “Como diretora musical e artística do projeto, posso dizer que o novo trabalho vem trazendo muito a essência da nossa música preta brasileira. Tem som pesado e swingado característico do nosso samba rock, muita sonoridade afro gaúcha com referências dos nossos tambores e letras que abordam a resistência, ancestralidade e o amor”, destaca Dejeane Arruée.

    O álbum Dengo foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura). “Dengo é carinho, afeto e amor. É um mimo das Pretas para os nossos fãs. Dengo, como dizem nossos ancestrais é aconchego! Ou seja, pra mim Dengo é o que eu fui, o que eu sou e o que serei. É um longo trabalho de tudo que já fiz e o que estou fazendo nele. É a junção do que fui, do que absorvi, do que sou e uma parte do que serei, porque no próximo já vou ter vivido outras experiências e serei mais alguma coisa e pra mim tudo isso é processo”, diz Grazi.

     

    Sobre 50 Tons de Pretas

     A Dupla acumula um repertório representativo e diverso, inúmeros prêmios e um reconhecimento público que as orgulha e consolida no estado do RS. O primeiro espetáculo “A mais pura verdade”, circulou por mais de 15 cidades em 2018, pelo SESC RS, e foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Espetáculo, em 2019. O primeiro disco, ‘Voa’, foi lançado em novembro de 2020 e teve enorme reconhecimento de público e de crítica. Sendo premiado no Prêmio Açorianos de música em 2021 como Melhor álbum MPB, melhores intérpretes e melhores compositoras. Um feito inédito na história do tradicional prêmio foi a conquista destes 03 troféus por duas artistas pretas com um trabalho independente. Em 2021, as Pretas lançaram o EP ‘Então Vem’ e foram premiadas em festivais nacionais no Paraná e Minas Gerais. Os últimos reconhecimentos de grande destaque são os de Melhor Banda MPB do Brasil no Prêmio Profissionais da Música 2023 e a contemplação como Artistas NATURA MUSICAL, patrocinadores do próximo trabalho a ser lançado.

    SERVIÇO

    O QUE: Show Dengo – 50 Tons de Pretas

    DATA:  25 de outubro

    HORÁRIO: sexta  às 21h

    LOCAL:  Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373)

    INGRESSOS:

    A partir de R$ 30,00

    COMPRA PELO SITE:

    www.sympla.com.br

  • Humorista Diogo Portugal se apresenta no Villagio Caxias, na próxima semana

    Humorista Diogo Portugal se apresenta no Villagio Caxias, na próxima semana

    Programação Villagio Comedy promete riso, ironia e desapego ao “politicamente correto” no dia 9, no GNC Cinemas

    Para começar a semana com bom humor e diversão, o comediante Diogo Portugal se apresenta na segunda-feira, 9 de setembro, com o espetáculo “Burrice Artificial”. O stand up ocupa o GNC Cinemas, no Shopping Villagio Caxias, às 21h, e integra a programação Villagio Comedy.

    “Burrice Artificial” é um convite à reflexão sobre o quanto estamos cada vez mais dependentes da tecnologia, “um mal necessário” que vem beneficiar o ser humano, mas que aos poucos está deixando-o tolo. Da máquina de escrever ao Chat GPT, o humorista transita entre mudanças e desafios pelos quais a sociedade passa para se adaptar. Como ele próprio se refere: “eu não estou ficando velho… Sou a minha mais nova versão!”

    Diogo Portugal também inclui em seu show, espaço para atualidades, transformando fatos recentes do noticiário em piada – em uma petulante concorrência com os políticos. Assim, a cada edição, garante uma recarga de novidades, fazendo com que assisti-lo apenas uma vez seja pouco e repetir a dose se torne sempre um bom programa.

    Os ingressos são limitados e estão à venda pelo minhaentrada.com.br, com valor a partir de R$ 45 (+taxas).

    SERVIÇO

    Villagio Comedy

    O quê: Burrice Artificial, com Diogo Portugal

    Quando: 9 de setembro, segunda-feira

    Onde: GNC Cinemas (Sala 4)

    Horário de abertura: 20h30min

    Horário de início: 21h

    Classificação indicativa: 16 anos

    Aquisição de ingressos: www.minhaentrada.com.br

    Estacionamento: cortesia para clientes do espetáculo (retirar o abono na entrada no cinema, portando seu ingresso)

    Informações: (54) 99655-7200 ou no Instagram @noitedacomediabr

  • Aproveitando ao Máximo o inverno: melhores lugares para ir e filmes para assistir

    Aproveitando ao Máximo o inverno: melhores lugares para ir e filmes para assistir

    Com a chegada do inverno, as paisagens do Rio Grande do Sul se transformam, proporcionando cenários deslumbrantes e uma atmosfera aconchegante. Para aqueles que buscam destinos encantadores para aproveitar o frio, o estado oferece opções que vão desde cidades charmosas com arquitetura europeia até destinos naturais impressionantes. E para aqueles momentos em que a preguiça bate e a vontade de ficar em casa é irresistível, nada melhor do que se aconchegar com um bom filme. Nesta matéria, selecionamos os cinco melhores lugares para visitar no RS durante as férias de inverno e cinco filmes imperdíveis para aproveitar o friozinho no conforto de casa. Prepare-se para viver uma temporada inesquecível!
    5 Lugares Incríveis para Passar as Férias de Inverno no RS:
    Gramado
    Gramado é o destino mais popular no inverno gaúcho. Com suas paisagens encantadoras, arquitetura europeia e o famoso Festival de Cinema, a cidade oferece uma experiência mágica. Não deixe de visitar o Lago Negro, o Mini Mundo e a Rua Coberta. Além disso, a gastronomia local, com destaque para o fondue e o chocolate artesanal, é imperdível.
     Canela
    Vizinha de Gramado, Canela é igualmente encantadora. O Parque do Caracol, com sua impressionante cascata, e a Catedral de Pedra são pontos turísticos obrigatórios. Para os aventureiros, o Alpen Park oferece atividades como tirolesa e trenó. Canela também possui uma charmosa praça central com cafeterias aconchegantes.
    Bento Gonçalves
    Conhecida pela produção de vinhos, Bento Gonçalves é perfeita para os amantes da enologia. O Vale dos Vinhedos é um passeio imperdível, onde é possível degustar vinhos premiados e conhecer o processo de produção. Além disso, a Maria Fumaça oferece um passeio nostálgico com direito a apresentações culturais e degustações.
    São Francisco de Paula
    Para quem busca tranquilidade e contato com a natureza, São Francisco de Paula é o destino ideal. Com muitos lagos e parques, como o Parque das Oito Cachoeiras, a cidade é perfeita para caminhadas e piqueniques. No inverno, as pousadas oferecem lareiras e ambientes aconchegantes, criando uma atmosfera acolhedora.
    Cambará do Sul
    Conhecida como a Terra dos Cânions, Cambará do Sul oferece paisagens de tirar o fôlego. Os cânions Itaimbezinho e Fortaleza são os principais atrativos, proporcionando vistas panorâmicas e trilhas desafiadoras. A cidade é perfeita para quem gosta de aventura e quer se conectar com a natureza em seu estado mais bruto.
    5 Filmes para Assistir nas Férias de Inverno
     
    O Diário da Princesa
    Um clássico adolescente que conta a história de Mia Thermopolis, uma garota comum que descobre ser herdeira do trono de Genovia. Com uma trama leve e divertida, o filme é perfeito para assistir com amigas e sonhar com a vida de princesa.
    Para Todos os Garotos que Já Amei
    Baseado no livro de Jenny Han, este filme romântico segue a vida de Lara Jean, cuja vida muda completamente quando suas cartas de amor secretas são enviadas aos seus destinatários. É uma história doce e envolvente sobre amor e autodescoberta.
    A Culpa é das Estrelas
    Adaptado do best-seller de John Green, este drama romântico narra a história de Hazel e Gus, dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio para jovens com câncer. Prepare os lencinhos, pois a trama é emocionante e tocante.
    Jogos Vorazes
    Para quem gosta de ação e distopia, Jogos Vorazes é uma excelente escolha. Acompanhamos Katniss Everdeen em sua luta pela sobrevivência em um reality show mortal. O filme é cheio de suspense e ação, ideal para maratona nos dias frios.
    A Barraca do Beijo
    Uma comédia romântica divertida que segue Elle Evans, uma adolescente que se vê em um dilema amoroso ao se apaixonar pelo irmão mais velho de seu melhor amigo. O filme é leve e cheio de momentos engraçados, perfeito para relaxar e se divertir.
  • Gravura Galeria de Arte lança Oficinas do 2º Semestre

    Gravura Galeria de Arte lança Oficinas do 2º Semestre

    Primeira atividade oferecida é o Curso Regular de Pintura Acrílica e Aquarela


    A partir do início do mês, a Gravura Galeria de Arte, além de sediar as habituais exposições de arte, retoma as oficinas que são oferecidas para crianças e adultos de diversas idades. A primeira atividade oferecida nesse semestre inicia no dia 10 de julho: Curso regular de Pintura Acrílica e Aquarela, ministrado pela professora Stella Copstein Courtes.

    O curso será as quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, e os alunos terão atendimento individualizado, onde aprenderão a utilizar a aquarela sobre papel específico para esse fim. O objetivo será fazer exercícios, misturas de tintas e aguadas para, no final, cada aluno criar seus trabalhos completos. Além disso, os inscritos também poderão optar pela técnica de pintura acrílica para utilização sobre tela, com a possibilidade também de seu uso em outras superfícies.

    As aulas atendem tanto quem está começando no mundo da arte, quanto quem já trabalha no meio e quer aprimorar seus conhecimentos. O investimento é de R$500,00 mensais. As inscrições podem ser feitas através do e-mail gravura@gravuragaleria.com.br ou pelo telefone (51) 3333-1946 ou whats (51) 99718-9258. As vagas são limitadas.


    PROGRAMAÇÃO PARA AS FÉRIAS

    Também no mês de julho, no dia 27, haverá a já tradicional Oficina de Miniaturas, com a professora Kelly Martinez – uma alternativa super divertida e diferente para as crianças e adolescentes aproveitarem as férias desenvolvendo a criatividade. Em breve, mais informações.


    SERVIÇO – Curso regular de Pintura Acrílica e Aquarela

    Data: a partir de 10 de julho de 2024, quartas-feiras, das 14h30 às 17h30

    Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) e (51) 99666-3972.

    Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br

Fale Conosco
Olá!

Muito obrigado, por entrar em contato conosco. Para envio de sugestões de pauta, envie nos um e-mail para: revistadiariodebordo@gmail.com e comercial@diariodebordo.net .

Como podemos te ajudar? 👋