Helena Schenell celebra a vida
Amigos e familiares foram recepcionados ontem, no australiano Didier no bairro Bela Vista na capital gaúcha, para celebrar…
Ver mais +
O processo de escolha do Nobel de Literatura inicia com os comitês de cada área com solicitações de indicações para a premiação. Anualmente, os comitês recebem entre 200 e 300 indicados.
Quando falamos em prêmio de literatura, podemos destacar alguns que são considerados “de maior prestígio”, entre eles:
1. Prêmio Nobel, 2. Prêmio Cervantes, 3. Prêmio Princesa das Astúrias de Literatura, 4. Prêmio Nadal, 5. Prêmio Hans Christian Andersen.
No topo da lista está o Prêmio Nobel de Literatura que é uma premiação sueca e tem como objetivo homenagear pessoas e instituições que realizaram grandes conquistas para a humanidade. A escolha é feita por instituições suecas e norueguesas que atribuem à honraria em categorias diferentes.
Infelizmente nota-se que a lista dos ganhadores evidencia a desigualdade de gênero, pois, por mais de um século, apenas 15 mulheres receberam a honraria. Entre elas estão:
Selma Lagerlöf — 1909; uma das escritoras suecas mais lidas no mundo, que além do Nobel, foi a primeira mulher a ser admitida da Academia Sueca de Letras.
Grazia Deledda — 1926; a única italiana a ganhar o Nobel de Literatura.
Sigrid Undset — 1928; A dinamarquesa Sigrid foi a segunda mulher a ganhar o Nobel de Literatura.
No Brasil as premiações variam por gênero e categoria, como por exemplo, o prêmio SESC de Literatura que contempla as categorias Conto e Romance. Ainda como destaques, os prêmios: São Paulo de Literatura e Prêmio Oceanos, Prêmio Jabuti e Prêmio Literário Biblioteca Nacional.
A UBE (União Brasileira de Escritores) indicou à Academia Sueca, responsável por eleger o Nobel de Literatura, o nome da escritora Lygia Fagundes Telles. De acordo com comunicado da entidade, a escolha da autora foi tomada de forma unânime. Segundo Durval de Noronha Goyos, presidente da organização, “Lygia é a maior escritora brasileira viva (fala da época) e a qualidade de sua produção literária é inquestionável”, afirmou. Infelizmente, Lygia nos deixou em 2022.
No Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio literário infantil do mundo, tem outra grande artista que se dedicou ao trabalho literário, Lygia Bojunga.
Adélia Prado é mais um dos grandes nomes da literatura nacional, assim como Hilda Hilst, Cora Coralina, entre outras tantas talentosas escritoras brasileiras. No dia 08 de março minha homenagem carinhosa a todas mulheres que, de alguma forma, contribuem ou contribuíram para que tenhamos igualdade de direitos e respeito.