Helena Schenell celebra a vida
Amigos e familiares foram recepcionados ontem, no australiano Didier no bairro Bela Vista na capital gaúcha, para celebrar…
Ver mais +
A Divina Brasilidade, que possui obras exclusivas de arte e design, abriu no bairro Três Figueiras
Peças criativas, com a marca da diversidade, riqueza e abundância de matérias-primas brasileiras, podem ser encontradas na mais nova loja Divina Brasilidade (Rua Desembargador Espiridião de Lima Medeiros, 238), recentemente inaugurada em Porto Alegre. O local é dedicado exclusivamente à arte popular brasileira, com obras de arte e design. A marca chega à Capital após migrar sua unidade de cinco anos em Xangri-Lá, no litoral gaúcho.
Segundo Helio Zorzi, esta mudança de endereço é a realização de um sonho para ele. “Nossa experiência nestes anos nos mostrou que o período de maior movimento acaba sendo a temporada de verão e a vinda para a Capital proporciona acesso aos clientes o ano inteiro. Percebemos essa nova fase em Porto Alegre como uma oportunidade para muitas trocas novas. Estabelecendo parcerias valiosas para atingir cada vez mais lugares e pessoas que valorizam a arte popular brasileira”, explica Helio.
Todas as peças da loja são garimpadas com a curadoria do artesão e irmão de Hélio, Elias Zorzi, que viaja por todo o país em busca de novas técnicas, materiais, cores e texturas. Segundo Elias, a grande diversidade do Brasil, um país de dimensões continentais, permite que os artesãos possam explorar toda a criatividade nas peças. “As obras mostram o jeito de ser e viver das pessoas, são carregadas de histórias locais e, como temos obras de todo o país na loja, de certa forma, contamos a história do nosso país através destas peças. A miscigenação das etnias nos permite proporcionar novas emoções com esse mosaico de arte e cultura”, enfatiza.
Hélio e Helena Zorzi, à frente da loja Divina Brasilidade (Foto: Notre Design)
Artistas em destaque
A Divina Brasilidade tem como propósito a valorização dos artesãos atuais, bem como fomentar novos talentos. O curador do espaço, Elias Zorzi, chama a atenção para o trabalho de Marlon e Kelly de Carvalho, de Minas Gerais, especialistas em pintura sobre a madeira. Produzem peças decorativas e utilitárias que remetem à fauna, flora, cultura, religiosidade, cotidiano e imaginário mineiro e brasileiro.
Outro artista em destaque é Leonardo Bueno, nascido em Maria da Fé, também em Minas Gerais. Ele se tornou famoso como um multicriador e sua arte alcançou o mundo todo por causa de seu design único. Entre os materiais que utiliza estão resíduos e madeira recuperada. Isso se transforma em adornos, esculturas, móveis e outros objetos. Valorizar e investir nas pessoas ao seu redor faz parte de sua filosofia. Ele também expõe internacionalmente em lugares como França, Alemanha e Reino Unido.
Representando o Nordeste está o artesão Cícero da Silva Rodrigues, nascido em Jatobá–PE, que desde cedo teve um contato profundo com a arte. É filho do mestre mamulengueiro, Antônio Dativo Rodrigues. Em sua família, o artesanato é um traço cultural passado de geração em geração. Autodesenvolveu-se e aperfeiçoou suas obras no dia a dia. As lembranças da infância são o mote de inspiração para suas obras.
Sobre a loja de Porto Alegre
O local selecionado para a instalação da loja e exibição das obras de arte oferece características essenciais como iluminação natural, pé direito elevado e uma boa visibilidade externa, que garantem a exposição de todo o acervo. O projeto, assinado pelo arquiteto Mario Englert, abrange uma área total de 204 m² e inclui um mezanino que será dividido em áreas para estoque e uma seção de venda especial em formato outlet, que em breve estará disponível para visitação.
Sobre Elias Zorzi
A pesquisa e as viagens como guia turístico formaram um artista autodidata extremamente sensível. Seu olhar foi apurado através dessa vivência pelos quatro cantos do mundo. Elias garimpa artistas, artesãos, oficinas e ateliês Brasil afora a fim de lapidar descobertas preciosas. Materiais como cerâmica, madeira e ferro transformam-se em obras de arte através dessa curadoria única. Esse olhar que resgata o valor da cultura do Brasil, também produz peças exclusivas de assinatura contemporânea. Elias tem muito conhecimento nessa área, decorrente de uma vivência de mais de 30 anos.
Sobre Helio Zorzi
Com formação em Engenharia Química, atuou em indústrias durante 40 anos. Após a aposentadoria atuou como professor em curso de pós-graduação na área de produção, e tem atuado em programas desenvolvidos pela Junior Achievement contribuindo para a formação de jovens. O apreço pela arte popular brasileira, o espírito empreendedor e o desejo de buscar novos desafios foram as motivações que o levaram a criar a Divina Brasilidade.
Divina Brasilidade
Endereço: Rua Desembargador Espiridião de Lima Medeiros, 238 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS – 91330-020
Horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 11h às 18h30, sábados das 11h às 16h
Celular/WhatsApp: (51) 98907-9593
@divinabrasilidade