Helena Schenell celebra a vida
Amigos e familiares foram recepcionados ontem, no australiano Didier no bairro Bela Vista na capital gaúcha, para celebrar…
Ver mais +
O mês de junho está chegando e traz consigo muitas festas e alegria para todos. Recordo-me de quando eu era criança, minha mãe, dona Maria, me vestia de caipirinha para participar da festa do Arraiá de São João na escola. As tradicionais pintinhas cor de rosa nas bochechas complementavam o visual, junto com as trancinhas no cabelo. A música que embalava a festa e que ainda guardo na memória é “Frevo Mulher”, interpretada por Dominguinhos.
Essa tradição continua comigo e, desde o nascimento da minha filha, eu mantenho a tradição e junto com ela, nos vestimos de caipiras para celebrar as festas juninas. A Évelym, desde pequena, também adora e participar das comemorações. Os meus meninos, no entanto, não são tão fãs da vestimentas, mas caem na folia também.
Embora as festas juninas sejam comemoradas em todo o Brasil, é no nordeste do país que encontramos as maiores festividades. Em Campina Grande, na Paraíba, acontece o “Maior São João do Mundo”, uma celebração que representou o carnaval carioca em termos de organização, infraestrutura e impacto econômico. No Rio Grande do Sul, apesar do frio do inverno, também comemora-se a festa junina, que muitas vezes acaba virando festa julina.
O dia de São João é comemorado em 24 de junho para homenagear o nascimento de João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo, de acordo com o calendário da Igreja Católica. Além disso, em junho também comemoramos o Dia de Santo Antônio, em 13 de junho, e o Dia de São Pedro, em 29 de junho.
As festas de São João têm suas origens na Idade Média, quando a Igreja Católica substituiu os antigos rituais pagãos por celebrações dedicadas aos santos. Em 24 de junho, ocorrerá o solstício de verão no hemisfério norte, marcando a renovação da natureza.
O Dia de São João é uma das festividades mais importantes das festas juninas. São João Batista, na tradição cristã, anunciou a “boa nova” da vinda de Cristo, o Filho de Deus, o salvador da humanidade que “renova todas as coisas”. Foi ele quem batizou Cristo no rio Jordão.
Os principais símbolos das festas juninas são as fogueiras, as bandeiras coloridas, as quadrilhas, os fogos de artifício e as bandeiras dos santos. Esses elementos fazem parte do encanto dessa festa tão especial.
Aqui estão algumas das principais músicas de São João para animar a festa:
“Chegou a Hora da Fogueira” – Lamartine Babo
“Esperando Na Janela” – Gilberto Gil
“Colo de Menina” – Rastapé
“Forró do Xenhenhém” – Elba Ramalho
“Frevo Mulher” – Zé Ramalho